Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2013

JUNTANDO AS PEÇAS: HECTOR GRITTA

 

A seção “JUNTANDO AS PEÇAS” está criada com a finalidade de se buscar uma maior interação entre nós, pesquisadores.
A participação poderá ser feita de duas maneiras:
1. Quando o amigo pesquisador tiver um tema que necessite de ajuda dos demais participantes do blog, aqui colocará o tema, com o material que já conseguiu encontrar (favor encaminhar para meu e-mail). Exemplo: se alguém estiver pesquisando o histórico de algum jogador e tem quase toda a carreira dele, só faltando a data e local de nascimento ou falecimento, ou até mesmo não relacionou todos os clubes por onde passou, manda o e-mail para jrca1957@gmail.com, anexando o material que já conseguiu, se possível, citando as fontes. Disponibilizarei na seção esse material e aqueles que tiverem alguma coisa a acrescentar ou mesmo corrigir, colocará nos “Comentários” e eu farei as devidas correções ou acréscimos.
2.  A outra finalidade será a de estarmos começando uma pesquisa. Por exemplo: não possuo nada e gostaria de conhecer dados históricos sobre um clube qualquer ou também sobre um jogador. Colocarei a minha solicitação e os demais amigos pesquisadores poderão ajudar nessa pesquisa, lançando, também nos “Comentários”, as informações que possui sobre o tema. Assim que reunirmos um bom material, a postagem será atualizada com tudo aquilo que conseguimos reunir.
Assim, estaremos sempre interagindo, trocando ideias e informações, indicando fontes, fazendo as devidas correções ou acrescentando dados. No fim, teremos uma pesquisa a mais completa possível, conseguida com o esforço de todos aqueles que puderam colaborar.
A seção não terá uma periodicidade fixa. Será aberta sempre que houver uma solicitação.

Inaugurando a seção, coloco um tema que me deu bastante trabalho para conseguir informações. Eu e um amigo pesquisador de Brasília, o Márcio, estamos compilando dados para escrever um livro sobre o Rabello, extinto clube de Brasília. Um dos itens que surgiu para nossa pesquisa foi a carreira de Hector Gritta, que foi técnico do Rabello durante muitos anos.
Segue o que consegui, aguardando pela colaboração dos demais amigos pesquisadores que puderem ajudar.

HECTOR GRITTA

Nascido em Córdoba, Argentina, em 6 de janeiro de 1915, Hector Roberto Gritta pertencia ao segundo quadro do Velez Sarsfield, da Argentina, quando o América, do Rio de Janeiro, demonstrou interesse em contratá-lo.
Não demorou para o América pagar a importância de mil pesos exigida pelo clube argentino.
Em 28 de abril de 1939 assinou contrato com o América, clube que defendeu até 1948.
Notabilizou-se no futebol carioca pela marcação implacável que exercia sobre o renomado Heleno de Freitas.

Em maio de 1948 se transferiu para o Guarani, de Campinas (SP).
Em 12 de fevereiro de 1950, fazia parte do time que ajudou na ascensão do Guarani para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista. O time que derrotou o Batatais na final era formado por Arlindo, Orestes e Gritta; Godê, Luís de Almeida e Alcides; Dorival, Piolim, China, Chiquinho e Zico. Técnico: Adelmo Pelegrino Begliomini.
Jogou também no América, de Morrinhos (GO), onde encerrou sua carreira de jogador e iniciou a de técnico.
Gritta sempre foi um bom zagueiro, mas, em compensação, jamais teve sorte na carreira de técnico, que abraçou em 1950, assim que pendurou as chuteiras, pois nunca foi contratado por um grande clube.
Nos anos de 1954 e 1955 dirigiu o Uberaba S. C., de Minas Gerais, quando o clube venceu o Campeonato Regional do Triângulo.
Em 1957 foi treinador da Francana, de São Paulo. Mais tarde, trabalharia no Jaboticabal, também de São Paulo.
Em 1959 esteve no Valeriodoce, de Itabira (MG). Voltou ao Uberaba S. C. em 1960 e ficou até 1961.
Assumiu o comando do
Rabello em 3 de fevereiro de 1965. Além do título de campeão brasiliense de profissionais conquistado neste mesmo ano, ainda foi apontado como o “Técnico do Ano” pelo jornal Correio Braziliense.
Em 30 de julho de 1966 foi dispensado pelo Rabello após incidentes ocorridos na concentração do clube, quando se desentendeu com o jogador Beto Pretti.
Logo depois, assinou com o Anápolis, de Goiás. Passou pelo Nacional, de Itumbiara (GO) e voltou ao Rabello em julho de 1967, a tempo de conquistar mais um título de campeão brasiliense, o segundo.
Assinou contrato em 27 de novembro de 1968 com o Independente, de Uberaba, onde permaneceu até 1969.
Em 1970 voltaria ao futebol de Brasília para ser o treinador da A. A. Serveng-Civilsan, clube que conquistou o vice-campeonato, perdendo a final para o Grêmio Brasiliense.
Em fevereiro de 1971 foi convidado para ser o treinador da Seleção do Distrito Federal em amistosos realizados naquele ano.
Em julho de 1973 passou a ser técnico do Botafogo, de Salvador (BA).
Continuou no futebol baiano, passando a ser treinador do Humaitá, de Vitória da Conquista (BA), em 1975.
Em 1977 transferiu-se para o Vitória, do Espírito Santo.
Em agosto de 1979, já com 64 anos, foi técnico da ABB, da Bahia.
Passou a ser técnico dos juvenis do Vitória, de Salvador (BA), em 1980.
Doente e em péssima situação financeira, Gritta morreu no início de janeiro de 1982.

2 comentários:

  1. O jornal Feira Hoje de terça-feira, 30 de julho de 1975, fala de Hector Gritta, tecnico do Fluminense de Feira.
    Na primeira página tem esta chamada para a página 10, de assuntos esportivos:
    "Hector Gritta na degola"

    ResponderExcluir
  2. O jornal Feira Hoje de terça-feira, 30 de julho de 1975, fala de Hector Gritta, tecnico do Fluminense de Feira.
    Na primeira página tem esta chamada para a página 10, de assuntos esportivos:
    "Hector Gritta na degola"

    ResponderExcluir